quarta-feira, 30 de maio de 2012

Asteroide passa a 14 mil quilômetros do planeta Terra

A distância é a sexta menor registrada entre os astros que já se aproximaram do planeta; segundo os especialistas, não há risco de colisão

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE

Asteroide "2012 KT42" (Foto: Reprodução/Alex R. Gibbs/Catalina Sky Survey/University of Arizona/NASA/Near-Earth Object Program)


Um asteróide descoberto recentemente passou próximo à superfície da Terra nesta terça-feira (29), de acordo o site de astronomia Spaceweather. A aproximação do chamado “2012 KT42” em relação ao nosso planeta – cerca de 14 mil quilômetros – é a sexta maior registrada. Os especialistas acreditam, porém, que não há risco de colisão.
O astro em questão é considerado de pequeno porte, com 3 a 10 metros de diâmetro. Por este motivo, podemos ficar despreocupados: mesmo que ele chegasse a entrar na atmosfera terrestre, seria desintegrado totalmente em minúsculos meteoritos. Assista aqui ao vídeo do asteroide cruzando o espaço.
No dia anterior, segunda (28), um outro asteroide de tamanho maior – 23 metros de diâmetro – passou também perto do nosso planeta, mas com menor proximidade, cerca de 28 mil quilômetros distante. Este também não traz riscos à Terra.

Fonte : Epoca






Nenhum comentário:

Postar um comentário